A crise hídrica tem tomado conta dos noticiários nesse inverno, mas uma preocupação que assola as obras e edificações é sempre a tubulação, afinal você está seguro com ela? E o que ela tem a ver tubulação com uma crise hídrica?

Oras, primeiro estamos falando do bem mais precioso, a água, e tudo que dela deriva-se ou faz uso, faz com que nos preocupemos e trabalhemos para que seu consumo seja da melhor maneira, por isso as instalações das tubulações são tão importantes para uma edificação. O bom manejo e instalação de cada componente hidráulico faz a diferença, e com uma instalação bem feita não ocorre vazamentos, desperdício, e nem corre o risco de danificar estruturas. Vazamentos são perigosos, pois eles são silenciosos e podem causar grandes danos no local, como apodrecimento das estruturas.

Pensando nisso você se preocupa com a qualidade dos componentes hidráulicos da obra? Sabe que cada item faz a diferença no processo de uso/economia da água, desde o adesivo, boiler, caixa sifonada, joelho, ladrão, ligação flexível, rabicho, pé de crivo, válvula de sucção, registro de gaveta, registro de pressão, sifão, tubos, canos, válvula de alívio. Esses itens estão ok? Você investiu na qualidade deles?

Sabia ainda que, um chuveiro pingando além de ser inconveniente pode causar um desperdício equivalente a mais de 100 litros de água em uma semana?

Sua parede tem infiltração? Seu reservatório/caixa d’água está ok? Então veja alguns problemas comuns hidráulicos que fazem a diferença no consumo e você pode evitar e economizar, outra dica, fique atento a conta de água, se ela aumentou muito procure o que há de errado:

1 – sistema hidrossanitário – água potável/escoar esgoto, na maioria das vezes os problemas poderiam ser evitados ainda na fase de construção;

2 – tubulação mal projetada – deve ser projetada com desempenho e economia, otimizando o caminho da água e com menor pressão ao sair das torneiras. Trajetos devem ser pequenos e funcionais em uma tubulação.

3 – use mais de um registro isso facilita quando existem problemas, você pode fechar de um lugar sem prejudicar o outro; em caso de vazamento é um diferencial;

4 – mau cheiro nas tubulações – vai além da questão olfatória, é questão de saúde também, uma boa instalação com sifão e caixa sifonada, diminui esse risco, e ainda se bem instalado não prejudica o solo e não contamina a água.

Esses são alguns exemplos, afinal os problemas hidráulicos mais comuns podem ser resolvidos se planejados, mas você ficará ainda mais satisfeito se tiver garantia que o serviço contratado será bem realizado e com um bom projeto, a economia e projeção do trabalho te dá garantia de uns 20 anos.

Faça bem suas escolhas agora, para preservar e não ter dor de cabeça depois, o meio ambiente também agradece, afinal pequenos gestos assim, pensam no coletivo, em soluções sustentáveis, e fazem a diferença desde já!

Se você quer segurança na sua tubulação e componentes hidráulicos procure nossos colaboradores da Obralar, eles estão prontos para lhe atender e ajudar!