Uma das etapas mais importantes no processo de preparação da parede para receber tinta é o nivelamento da parede. Isso se faz com dois tipos específicos de material: massa corrida ou massa acrílica. 

Apesar de servirem para o mesmo fim, elas devem ser utilizadas em superfícies diferentes porque possuem durabilidades e características distintas.

Entretanto, não é só isso: saber qual delas utilizar em cada tipo de área é fundamental para conseguir o melhor resultado no acabamento. Por isso, reunimos tudo que você precisa saber sobre os dois tipos. Acompanhe!

O que é massa corrida?

Também conhecida como PVA, é a mais indicada para corrigir imperfeições em superfícies internas, em alvenaria. Entretanto, ela não é resistente à umidade. Por esse motivo, seu uso se restringe a ambientes internos e secos.

Além disso, para garantir que a aplicação seja feita de forma correta, é necessário se certificar de remover as partículas soltas que ficam no reboco da alvenaria antes de aplicar a massa.

O que é massa acrílica?

A massa acrílica, ao contrário da corrida, é muito mais resistente à umidade. Por isso é a mais indicada para áreas internas e externas.

Só é preciso ter cuidado em uma coisa: a pintura da superfície. Isso porque o resultado só é satisfatório se a tinta utilizada por cima da massa também for acrílica ou emborrachada. 

Massa corrida ou massa acrílica: qual a diferença?

Para áreas internas a massa corrida é a ideal. Já para as externas, a versão acrílica se sai melhor. Apesar de ambas terem a função de nivelar superfícies, as resistências são diferentes. Por esse motivo, analise com atenção qual produto atende às suas necessidades.

A massa corrida é a opção mais econômica e apresenta um visual fosco, assim como a acrílica, porém a massa corrida PVA não pode entrar em contato direto com o sol. Dessa forma, o mais ideal é aplicá-la em quartos e salas. A massa acrílica, por sua vez, protege tranquilamente áreas de serviço, banheiro e outros ambientes externos.