A construção de uma casa é um processo bem demorado. Isso porque são inúmeras etapas até se atingir o resultado final. Então, tem-se desde o planejamento até a efetivação do projeto.
Muitas pessoas ainda não têm noção do quão complexo pode ser esse tipo de atividade. Desse modo, é fundamental que esse assunto seja cada vez mais discutido.
O objetivo deste artigo é te deixar por dentro de tudo sobre a construção de uma casa. Veja como uma boa divisão pode tornar esse processo um tanto mais simples.
Fase 1: projeto
Nenhuma construção deve ser iniciada sem antes ter um bom projeto. Ainda, eles precisam ser aprovados.
Para isso, é necessário apoio de um profissional arquiteto ou engenheiro. Eles que irão tratar de questões como licenças, plantas, legalizações, custos e por aí vai.
Fase 2 da construção de uma casa: terreno
Essa etapa vem logo após a contratação do profissional. É aqui que começa a terraplanagem do território. Afinal, nem todo local está pronto para receber uma obra. Desse modo, é preciso verificar se é necessário aterrar ao algo do tipo.
Fase 3: alicerces
Os alicerces são basicamente a estrutura da sua obra. Então, nenhuma casa será levantada de não houver um esquema de sustentação por trás. Agora, a depender do projeto, esse sistema pode ter características distintas.
Fase 4 da construção de uma casa: alvenaria
Ela pode ser tanto convencional quanto estrutural. No entanto, a mais usada atualmente é a alvenaria com concreto armado. Assim, essa opção permite vedar paredes e separar ambientes. Nesse momento que muitas vezes são utilizadas as argamassas.
Além disso, ela também é responsável por preencher os vazios das vigas de sustentação. É uma das etapas primordiais na construção de uma casa.
Agora, caso opte pela alvenaria estrutural, entenda que ela quem vai fazer essa sustentação. Dessa forma, não é necessário o uso de ferros e aço nesse processo. Assim, ela é feita com o uso de blocos de concreto pré-armados.
Logo, todos eles possuem medidas padronizadas. Elas vão vedar e cumprir o papel de estrutura da obra.
Fase 5: cobertura ou telhado
Ele quem vai proteger a sua construção de chuvas, sol e quaisquer outros agentes deterioradores. Sendo assim, seu telhado pode ser feito de madeira, pedra, vidros, concreto, dentre outros. Conheça os modelos de telhados residenciais.
De toda forma, ele precisa da sustentação das vigas. Feita a instalação da cobertura, é necessário trabalhar no acabamento.
Então, aí que entram as calhas ou rufos. Eles serão os condutores da água da chuva. Desse modo, podem ser de PVC, concreto ou fibrocimento.
Fase 6: parte elétrica e hidráulica
Geralmente, essa fase se inicia junto com a alvenaria. No entanto, alguns profissionais, preferem começa-la após a finalização do telhado. A fase 6 se refere a instalação de fios, tomadas, interruptores, redes de água e por aí vai.
Como o próprio nome já diz, é basicamente colocar todo o sistema elétrico e hidráulico para funcionar. Ainda, a questão do esgoto é algo regido por uma legislação, logo, deve ser respeitada. Faz parte do projeto hidráulico a escolha de tubulações e a caixa dágua.
Inclusive, essa parte precisa estar bem estabelecida lá no projeto inicial. Além disso, a iluminação segue a mesma lógica. Então, é necessário ver fatores como pontos de energia, alarmes, telefonia, portões automáticos, entre outros.
Fase 7: acabamento
Chegamos na última parte do processo de construção. O acabamento se caracteriza pelo chapisco, reboco além da impermeabilização. Também, é aqui que devem ser colocados os vidros e esquadrias e isolamento térmico.
Já no caso dos pisos, você precisa tomar cuidado com os rejuntes de porcelanatos e azulejos. Já contando com a pintura, temos dicas essenciais sobre os tipos de tintas para serem utilizadas em sua obra. Revestimentos, janelas, portas, são outras partes que são inclusas na fase 7. Por último, alguns optam por serviços extras como jardinagem.
Lembre-se que cada projeto é diferente e as fases podem variar um pouco. No entanto, esse é o esquema mais seguido hoje em dia.
Pronto, agora você sabe tudo sobre as etapas de construção de uma casa. E aí? Tem interesse de começar um projeto próprio? A Obralar tem todo o material e suporte para te auxiliar, procure a loja mais próxima e faça já o seu orçamento!