O processo de pintura é um dos mais importantes na obra, afinal ele dá o acabamento e é o primeiro a ser visto pelos moradores e visitantes de uma casa.

Então, na hora de pintar, alguns fatores precisam ser considerados para não haver erro. Confira abaixo 3 dicas para melhorar o processo de pintura.

Verifique a superfície que vai receber a pintura

Sabemos que a pintura gera ansiedade e anseio para ver tudo pronto e a beleza estampada nas paredes. Mas, nessa ansiedade muitas pessoas esquecem de passos importantes que acabam prejudicando o resultado a médio e longo prazo.

Seja em uma pintura simples ou em um revestimento, entender a situação da superfície para receber os produtos é essencial.

Então, confira detalhadamente a parede para se certificar de que não há mofos, umidade ou áreas estufadas. Caso haja, será necessário resolver esses problemas antes de iniciar o processo de pintura. Além disso, será preciso raspar áreas com tinta antiga que estejam descamando.

Outro processo que pode ajudar é lixar área que ofereçam muitas alterações.

Uniformidade

A segunda dica é dar uniformidade a parede. Para isso, é preciso usar massa corrida. Assim, da uniformidade e garante maior durabilidade da pintura.

Algumas dicas para facilitar são:

• Use as ferramentas corretas: espátula de aço e desempenadeira de aço. A espátula serve para separar a quantidade de massa na desempenadeira, que será utilizada na aplicação da massa na parede, eliminando ondulações e nivelando a superfície.
• Escolha a massa corrida ideal para o espaço, pois existe a massa corrida para áreas internas e para áreas externas. Não utilizar o tipo certo pode prejudicar a pintura, danificando a parede em curto prazo.
• No momento em que for aplicar a massa corrida com a desempenadeira, perceba se há algum barulho de contato da ferramenta com a parede. Isso não pode acontecer. A dica para uma aplicação eficiente é deslizar a desempenadeira com a massa de forma suave para um preenchimento correto.

Aplicação da pintura

Essa é a parte que todos esperavam, enfim a aplicação da tinta. Lembre-se de escolher o tipo de tinta correto e com qualidade para atender e oferecer bom resultado.

Para esse momento, use então as dicas:

• Escolha um rolo proporcional a área a ser pintada. Um rolo grande demais só vai absorver mais tinta, comprometendo o rendimento.
• O ideal é sempre começar a pintar pelos cantos. Você pode usar fita crepe para delimitar o espaço. Coloque em rodapés e cantos da parede antes de pintar, quando a tinta secar é só retirar as fitas. Muito prático!
• Antes de aplicar mais de uma demão, aguarde a tinta secar para ter uma percepção melhor e para que não surjam bolhas ou áreas enrugadas.