Reformar significa reconstruir a antiga forma, ou dar melhor forma. Quem não gosta de uma boa reforma? Além de deixar as coisas com cara de nova, ampliar espaços ou trazer modernidade para os ambientes, muitas vezes ela é essencial para a durabilidade e a valorização do imóvel.

Vários aspectos são primordiais para saber a hora de se fazer uma reforma. Os principais motivadores são problemas na estrutura da casa, por exemplo, está na hora de fazer a manutenção da pintura? Qual a condição das cerâmicas do banheiro e da cozinha? Há vazamentos, infiltrações ou tomadas que não funcionam? Essas são reformas emergenciais e devem estar entre as prioridades. Depois vem a vontade de deixar a casa mais bonita e aconchegante, ou a chegada de um novo integrante na família.  

 As reformas são a solução ideal para renovar o lar, desde que sejam muito bem planejadas e executadas.

A Obralar está sempre pensando no bem estar dos nossos clientes e trouxemos algumas informações importantes para ajudar vocês a se organizar e reformar.

Investimento

Para conquistar os resultados que deseja, a reforma da casa requer investimento de tempo e dinheiro. É fundamental que exista um controle e planejamento de obras para que tudo seja conduzido da melhor maneira possível, a fim de minimizar os transtornos com quebra-quebra, poeira, entulho, barulho, além de imprevistos que podem comprometer seu orçamento.

Foco

Defina prioridades, o que será alvo da reforma. Avalie os motivos que te levaram a fazer a reforma e tenha em mente o orçamento para fazê-la. A reforma precisa de início meio e fim, cuidado para não ficar no meio do caminho começar e nunca terminar por falta de foco.

Profissionais para reformar

Sabe aquele ditado “o barato sai caro”, então as vezes buscamos economizar de forma errada. Procurar bons profissionais para executar a reforma vai agilizar o serviço e te livrar de problemas e prejuízos. Na hora da escolha peça referencias e busque por indicação de amigos e familiares, pessoas de confiança.

Escolha dos Materiais para reformar

A escolha dos materiais usados na hora da reforma é tão importante quanto a escolha do profissional que vai realizar a reforma. Por isso a Obralar tem as melhores parcerias com fornecedores de materiais de altíssima qualidade que se compromete em levar para a sua reforma excelência com preços acessíveis e oferecendo o melhor custo-benefício, além de beleza e de conforto, para deixar o seu “novo” lar  ainda mais aconchegante.

Nessa hora de reformar também é essencial o acompanhamento de um arquiteto ou um design de interiores para ajudar nas combinações de cores e ambientes, escolher os pisos e revestimentos, para deixar o seu lar com o estilo da sua família, também vale pesquisar na internet modelos de reformas para inspirar nesse momento.

Cronograma

Então, o cronograma é a disposição gráfica do tempo que será gasto na realização de um trabalho ou projeto, de acordo com as atividades a serem cumpridas. Serve para auxiliar no gerenciamento e controle deste trabalho, permitindo de forma rápida a visualização de seu andamento. Não comece sua reforma sem um cronograma, organização é a chave para uma boa execução do seu projeto.

Tenha então em mente em quanto tempo a reforma precisa estar concluída. Defina datas para finalizar cada etapa da reforma, mas tenha consciência de que possíveis imprevistos podem vir a acontecer e que o cronograma pode atrasar um pouco. Afinal, podem surgir danos que estavam escondidos e que vão demandar mais dias ou semanas para a conclusão da reforma.

quando for reformar, dedique a primeira parte do cronograma para reparos mais estruturais, como troca da fiação, modificação do encanamento, construção ou demolição de paredes e colocação de piso e gesso. A partir disso, as etapas de decoração, pintura, disposição dos móveis e acabamentos podem ser iniciadas. Isso porque o reparo estrutural gera mais sujeira e acaba danificando o acabamento.

Imprevistos  

Todos os passos então vistos até agora são medidas para evitar os imprevistos, porém às vezes mesmo com tudo bem planejado ainda estamos sujeitos aos imprevistos. Esteja, portanto, preparado, reserve um fundo para imprevistos e não seja surpreendido por eles.