Uma reforma pode dar muita dor de cabeça. São muitas coisas que precisam ser pensadas para que tudo dê certo. Por isso, é comum que as pessoas acabem desistindo antes mesmo de começar.
No entanto, existem formas de tornar tudo isso mais simples. Assim, a divisão em etapas desse processo é sempre a melhor alternativa. Desse modo, é possível realizar tudo de uma maneira mais direcionada e efetiva.
Para te ajudar a entender melhor sobre esse assunto, nós preparamos esse post. Aqui, você vai ficar por dentro de todos os detalhes para fazer uma boa reforma. Ao final, veja como um planejamento pode deixar as coisas mais claras.
1- Ligação de energia para fazer a reforma
A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com a empresa de luz da sua cidade. Isso porque a ativação da energia elétrica é essencial para dar andamento a obra. Claro, aqui estamos falando de um imóvel novo no qual deve passar por mudanças.
2- Proteção da reforma
Durante todo o processo, seus itens de valor devem ser protegidos. Então, o uso de plástico bolha, papelão e lona são essências. Assim, tudo fica em perfeito estado até o fim da reforma.
3- Demolição para iniciar reforma
Geralmente, é necessário demolir algumas partes do local. Para isso, o profissional responsável precisa ter muito cuidado.
Desse modo, não é indicado a concentração de peso em apenas um ponto. Além disso, saiba que resíduos de obras não podem ser descartados em lixo comum.
4- Reconstruções
Nessa etapa é hora de montar o novo layout do espaço. Também, costuma ser o momento de fazer o acabamento nos vãos abertos.
5- Instalações de energia e água
Consiste em fazer ou realocar os pontos de luz e água do local. Pode ser que seja necessário demolir alguma coisa para colocar fios e encanamentos. Ainda, a instalação de ar condicionado também acontece aqui.
6- Gesso na reforma
Etapa para obras que vão usar o forro de gesso. Isso deve ser feito antes dos acabamentos e após a alocação de água e luz.
Desse modo, os andaimes não vão estragar o seu piso. Também, toda a fiação já vai estar pronta para em seguida receber as luminárias.
7- Pintura
Já pode ser feita após massar o espaço. No entanto, cuidado. Aqui, só deve ser a primeira demão. A segunda parte precisa ser feita somente após o fim da reforma.
8- Revestimentos
Os acabamentos já podem ser feitos nesse momento. Porém, eles precisam ser protegidos durante a última demão de tinta. Ainda, nessa fase entram as soleiras, os nichos de pedra no banheiro, box, rodapés.
9- Luminárias
Agora, você já pode instalar as luminárias no forro de gesso ou na laje. Claro, isso inclui as tomadas e interruptores. Então, essa parte deve estar toda funcionando.
10- Itens sob medida
O processo nesse momento já deve estar praticamente pronto. Sendo assim, é hora de instalar os móveis e outros elementos feitos sob medida. Ainda, saiba que os fornecedores desses objetos devem fazer medições no local.
Isso costuma acontecer logo após a instalação do gesso. Também, é necessário compensar a espessura desses revestimentos em todas a execução dessas peças.
11- Móveis e eletrodomésticos
Layout finalizado, é hora de limpar. Ainda, todos os móveis vão parar no lugar certo. Desse modo, você também já pode trabalhar na decoração do espaço.
Então, escolha quadros, vasos e o que mais chamar sua atenção. É o momento de deixar tudo do jeitinho que sonhou.
Por fim, isso é tudo o que você precisa saber sobre as etapas de uma reforma. Agora é sua vez. Não perca mais tempo e invista já no seu espaço. Vá em busca de algo que lhe traga ainda mais realização.
Comentários