O porcelanato é um revestimento cerâmico que traz sofisticação, beleza e luxo aos ambientes, o sonho de consumo de muitos: é um dos pisos mais bonitos e desejados do mercado. Por ser um piso de fácil aplicação, durável, prático de limpar e deixa a decoração um charme.

Portanto, considere se o porcelanato será colocado em áreas internas ou externas, secas ou molhadas. Isso faz toda diferença. Em áreas externas e abertas, é melhor que os pisos sejam mais rústicos e antiderrapantes, pelo constante contato com água. Já em áreas internas e cômodos como sala, quarto e cozinha, os porcelanatos podem ser usados sem restrições. Vale salientar que a cor e a textura do porcelanato também devem ser adequadas para cada ambiente.

Além da grande variedade de opções e da beleza refinada desse tipo de piso, o porcelanato, portanto, apresenta uma série de outras vantagens. Veja só:

  • Trata-se de um revestimento versátil, que se adapta bem a diferentes ambientes;
  • Ele pode reproduzir materiais mais caros, como mármore e granito e até mesmo o cimento queimado, como dissemos anteriormente;
  • O porcelanato apresenta baixíssima absorção de água, o que aumenta a sua durabilidade;
  • Esse piso é muito resistente, tem fácil limpeza e é menos suscetível à formação de manchas, se tiver o cuidado devido; e
  • Fácil instalação por conta do tamanho padrão das suas peças.

O que é importante saber sobre o piso porcelanato

Imagem: Magazine Luiza

Que o piso porcelanato é lindo, moderno e requintado todo mundo sabe, todo mundo também sabe que ele é mais fácil de limpar e que o piso porcelanato tem um material muito resistente, porém, também é válido saber de outros aspectos  não tão bons que você deve conhecer sobre esse piso.

Com exceção então do porcelanato rústico, os outros pisos porcelanatos são bem escorregadios. Por isso não são adequados para ambientes onde circulam crianças e idosos. Portanto, tratando-se de um piso com custo elevado, é preciso se planejar bem antes de decidir se vai ou não usá-lo em sua obra. Sobretudo, para ambientes que precisam de mais aconchego, como um quarto por exemplo, o porcelanato não é o mais indicado, pois é um piso frio e não oferece tanto conforto quanto o piso laminado, por exemplo.