Quer saber qual tipo de tinta para madeira usar em sua construção ou reforma? Preparamos algumas informações sobre cada modelo que poderá te ajudar, confira!

Tipos de tinta para madeira

Atualmente encontramos no mercado muitas variedades de tipos tinta para madeira, MDF, aglomerados e compensados. Cada uma delas tem função especifica e indicações para cada ocasião. Para você não errar na hora da compra da tinta, preparei uma lista das mais usadas para pintura em madeira.

Vale lembrar cada tinta possui um método diferente de aplicação e, muitas vezes, requerem equipamentos e EPI’s para segurança do aplicador, seja ele um profissional ou você mesmo ai em casa.

Tintas látex PVA

Talvez a tinta para madeira ou MDF mais usada para artesanato e para pinturas feitas em casa. O nome PVA vem da substância utilizada na fabricação do látex que é o acetato de polivinila.

Esse tipo de tinta torna o trabalho bem prático graças a sua base que é solúvel em água, o que possibilita a aplicação com pincéis, rolos e trinchas, sem a necessidade de equipamentos industriais. Outra vantagem é a limpeza do ambiente após a pintura. Qualquer respingo no chão ou paredes pode ser retirado somente com um pano umedecido com água.

Embora sua aplicação e manuseio sejam simples o acabamento alcançado é regular comparado outros tipos de pintura e só podem ser limpas a seco, nós indicamos esse tipo de tinta para acabamentos pequenos como artesanatos ou simples reparos em seu móvel.

Tintas acrílicas

Não muito diferente da tinta PVA, a tinta acrílica é uma mão na roda para pinturas em casa e para reparos em móveis de madeira e também tem a praticidade de ser diluída em água. A diferença é que sua base contém resinas acrílicas na composição que garantem maior impermeabilidade da superfície. Isso é o crucial para madeira exposta ao tempo e áreas molhadas.

Lembrando que para uso externo não indico o MDF por se tratar de um material muito sensível a intempéries, que pode apresentar sérios problemas quando exposto a essas condições. Sua aplicação também pode ser feita da mesma maneira que as tintas PVA, com pincel, rolo ou trincha, mas nada impede que sua aplicação seja feita com pistola de pintura e compressor.