A construção de prédio sustentável é uma tendência que está dominando diversos países. Também, isso se tornou uma necessidade, tendo em vista a situação na qual o mundo se encontra.
No entanto, muitos ainda não são familiarizados com esse tema. Assim, acabam acreditando que essa é uma opção custosa ou inviável. Porém, isso é um grande engano.
De toda forma, a construção de prédio sustentável possui inúmeras vantagens. Então, neste post nós separamos as principais. Veja como optar pelo ecologicamente correto pode ser interessante.
Baixo custo na construção
Essa é uma iniciativa que pode gerar uma economia absurda. Para você ter uma noção, vale a pena citar o estudo feito em 2003 na Califórnia. Assim, ele mostrou que o investimento de 2% apenas em um projeto desses gera uma economia de 10 vezes. Isso claro, comparado com o que foi gasto inicialmente.
Mais produtividade
Pessoas que trabalham em locais derivados de um “projeto verde” se sentem muito mais confortáveis.
Desse modo, a maior produtividade é apenas uma consequência. Afinal, o ambiente é algo muito importante quando se fala de eficiência profissional.
Valor de mercado mais interessante
A quantia de revenda de prédios assim é bem mais alta que a dos tradicionais. Agora, se você acha que isso só vale para espaços residenciais, muita calma.
Locais com vertente comercial também entram nesse valor de mercado citado aqui. Logo, o fator responsável por isso é a estrutura/design ecológico.
Afinal, isso gera um custo de manutenção bem menor que o dos espaços convencionais. Sendo assim, essa é uma das principais vantagens dessa lista.
Ocupantes saudáveis durante construção
Prédios com essa proposta mais verde, combatem problemas como a poluição do ar. Dessa forma, tem-se uma menor taxa de doenças respiratórias nos ocupantes do espaço.
Isso porque esse último geralmente conta com sistemas de ventilação saudáveis. Ainda, o uso de materiais não tóxico é outro aspecto muito importante.
Otimiza as vendas em pequena quantidade
Uma pesquisa feita na Califórnia revelou dados bem interessantes sobre esse assunto. Então, o estudo foi focado em algumas lojas locais.
Dessa forma, ele mostrou que as vendas foram 40% maior quando estavam iluminadas com claraboias.
Isso claro, sempre comparando com os espaços que possuem iluminação elétrica. Ainda, os funcionários podem usar a luz do dia em seus interiores. Isso sem dúvidas gera uma economia de energia elétrica absurda.
Logo, já pensou isso ampliado em um prédio comercial? Os efeitos seriam muito maiores. É por isso que muitos empresários estão aderindo a essa tendência. Os benefícios são extremamente interessantes.
Divisão da infraestrutura
Você já deve ter ouvido a frase “fazer mais com menos”. Então, indiretamente, essa é a lógica da construção de prédio sustentável. Assim, ele demanda menor energia elétrica, gás, entre outros.
Com isso, os custos são reduzidos consideravelmente. Logo, o dinheiro que iria para essa parte pode ser direcionado para outras coisas mais rentáveis.
Qualidade de vida pós construção
Imagine que um prédio foi criado para abrigar um conglomerado de pequenas empresas. Assim, muitas pessoas estarão diariamente trabalhando no local. A rotina por si só já é estressante.
Com um ambiente sustentável, isso se torna um peso a menos. Ainda, vale a pena pensar em um outro cenário. Agora, vamos considerar um prédio residencial.
Morar em um espaço que leva em conta o ecologicamente correto é bem mais prazeroso. O ar é mais agradável, bem como a arquitetura em si.
Em resumo, não importa para que o local será utilizado. De toda forma, a sustentabilidade contribui para uma melhor qualidade de vida.
Por fim, isso é tudo que você precisa saber sobre as vantagens da construção de prédio sustentável. Perceba que essa é uma alternativa viável e muito eficiente. Antes de iniciar a obra, visite a Obralar e faça seu orçamento. Nós podemos te ajudar!